Advogados Associados

Cada país possui certas regras informais que regem muitas das atitudes tomadas por sua própria população – e este é um dado que embora não tenha sido comprovado em termos legais oficiais, já é algo sabido por qualquer indivíduo. No caso do Brasil, uma dessas regras indiretas que ocorrem no meio profissional diz respeito ao fato de que qualquer tipo de profissão, seja esta a de médico, advogado, professor, fotógrafo, etc,  para conseguir se estabelecer bem no meio em que esteja inserido deverá de alguma forma estar associado a algum tipo de filiação.

No caso da profissão dos advogados, uma das melhores formas que o indivíduo que deseje exercer este trabalho ou que simplesmente já o faça pode encontrar para estar de alguma forma associado a algum tipo de grupo de apoio à esta profissão será com certeza procurar o apoio da OAB – Organização dos Advogados do Brasil.

Embora para fazer parte desta organização seja tecnicamente necessário que a pessoa realize uma prova bastante difícil e seja aprovada com ao menos uma pontuação mínima, nada impede que, caso esta pessoa não passe na prova, ela simplesmente busque conselhos desta organização vez ou outra para se orientar em seus próprios casos.


Com certeza a OAB é o principal órgão que consegue manter os advogados do Brasil de alguma forma associados a um tipo de organização, o que com certeza ajuda a manter a categoria unida em muitos de seus aspectos, embora no dia a dia seja mais complicado conseguir enxergar estas vantagens atuando.

Consultoria Jurídica

Toda profissão que exista no mundo não se resume apenas a um tipo de exercício da mesma, ao contrário, possui uma ou mais formas de especialização que torna o indivíduo mais expert naquilo que faz – e esta afirmação pode ser feita com quase cem por cento de certeza. No caso do ramo da advocacia, uma das muitas especializações que o profissional poderá encontrar no meio do seu caminho acadêmico será o da consultoria jurídica, um ramo com potencial incrível de crescimento anual no nosso país.

Na República Federativa da Argentina, por exemplo, existe a CJA – Consultoria Jurídica da Argentina, um órgão especial e representativo apenas dos profissionais da área de Direito que se especializaram neste tipo de representação do cliente. Neste órgão público, tanto os profissionais da área quanto os clientes que estejam curiosos sobre algum tipo determinado de causa poderá encontrar todas as informações necessárias  para tal, pois esta organização possui, dentre outras coisas, seu próprio site de internet no ar vinte e quatro horas por dia, o que de alguma forma consegue explicar a grande eficiência percebida neste setor laboral deste país.

O ramo da consultoria jurídica em qualquer país que siga os padrões gregos oferecidos para o desenvolvimento desta profissão engloba uma série de atividades comuns que acaba por interessar, cedo ou tarde, ao cidadão comum, pois envolve as pequenas causas passíveis de acontecer na vida de qualquer pessoa mais dia, menos dia. Por conta disso, é sempre interessante que a pessoa busque saber quais os tipos de casos atendidos por este setor, a fim de não ter que esperar precisar para se interessar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *