Login

Usuários Online

Nenhum

O LEGADO DE CHICO MENDES

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Luiz Fernando Sancho    Seg, 15 de Dezembro de 2008 23:45

Xapuri, cidade pequena do Acre, sempre foi destaque na história do Estado e da Amazônia. Durante o século XIX e parte do século XX foi referência em termos sociais e culturais. Nessa época, quando dirigida por comerciantes sírio-libaneses ostentava luxo e ocultava a miséria social que manchou sua terra de sangue.

A riqueza natural de sua área florestal contrastou, com a mazela das famílias que lá habitam e retiram seu sustento da extração do látex. Nesta região, aos nove anos de idade, a criança Francisco Alves Mendes Filho, saía com seu pai para a labuta. Sem ter ido à escola, aprendeu a ler aos 20 anos para morrer pela terra e pelo seu povo aos 44.

 

A história de Chico Mendes é a de um líder popular que brigou pela preservação da floresta, já que a destruição desta colocava em perigo a vida daquelas pessoas com quem cresceu. Posteriormente, percebeu que lutava não só pelos próximos, mas também pelos distantes. O reconhecimento dele como um herói e depois como um mártir percorreu fronteiras. A prova são os prêmios internacionais que ganhou.      

Seu assassinato, em 22 de dezembro de 1988, foi somente um entre os muitos que ocorreram na região. Se seus assassinos não fossem punidos, o fato representaria a vitória da mesma classe que tentou e tenta ocultar as discrepâncias sociais de Xapuri e do mundo. As vitórias e o legado de Chico Mendes beneficiam todos, inclusive estes.

Como demonstrativo da grandeza de Chico Mendes, podemos expor como seu legado: um instituo sócio ambiental e uma reserva extrativista com mais um milhão de hectares, ambos batizados com seu nome, além da ascensão de uma nova classe política preocupada com o meio ambiente e com os povos habitantes da floresta. Classe, representada em nível nacional por Marina Silva e Jorge Viana e regionalmente por Júlio Barbosa que é o atual prefeito de Xapuri. Todos esses são seus ex - companheiros de luta.

Entretanto o maior dos legados foi apontado pelo jornalista Mac Margolis, na edição internacional da revista americana Newsweek. Ao se referir à região de Xapuri, Margolis disse “o verdadeiro legado de Chico Mendes é a lei e a ordem, um meio rural pacífico”. Pena que para se viver em paz, no meio da mata, o sangue precisou manchar a terra.
Última atualização em Qui, 18 de Dezembro de 2008 15:05
 

Tradução

EnglishDutchFrenchGermanItalianPortugueseSpanish
Você está aqui: Chamada
Secured by Siteground Web Hosting