O Direito Civil

A civilização moderna possui muita influência da antiga sociedade grega, que nos deixou como herança uma série de coisas que ainda nos dias de hoje fazem diferença no nosso cotidiano. Uma dessas pérolas herdadas dos gregos com certeza é o direito, a área de estudo que se dedica a estabelecer regras de convivência entre pessoas e estabelecimentos em uma sociedade de modo a permitir que todos consigam conviver de alguma forma em harmonia, debaixo das mesmas regras. E dentre as muitas ramificações que surgiram a partir dos estudos desta área, aquele denominado como civil se tornou um dos mais importantes.

O direito civil é uma das muitas ramificações de especialização que esta área possibilita, sendo que neste caso ela possui maior relação com tudo que tiver a ver mais especificadamente com relação ao direito privado, ou seja, aquele que não seja de interesse público geral. Partindo do princípio de que a idéia primordial dessa área de atuação é conseguir estabelecer algum tipo de equilíbrio entre todas as partes envolvidas em uma determinada questão, nesta especialização não será diferente, com a única exceção talvez de neste caso ser mais destinado aos particulares e não aos públicos.

Mas como toda área de atuação, também o direito civil possui um livro de códigos, ou seja, de regras previamente estabelecidas em acordo dentre os demais especialistas da área e que serve como base de atuação para todo e qualquer profissional que venha exercer carreira nesta área, de modo que é a partir deste livro – que é constantemente atualizado – que os profissionais do direito poderão se atualizar sobre os novos procedimentos a serem conduzidos com seus clientes nos próximos anos.

Jurisprudência

Muitos termos da área de Direito são de alguma forma conhecidos ao público comum, mas porém boa parte das pessoas, embora já tenham de algum modo ouvido falar desse termos direta ou indiretamente, simplesmente ignoram o real significado desses termos e passam pelos dias afora sem se preocupar em saber a sua significação. Como um bom exemplo deste tipo de caso pode-se citar o termo jurisprudência, que chega a figurar em muitos filmes de Hollywood ou até mesmo em correspondências pessoais e propagandas, mas que as pessoas não fazem a menor idéia do que seja de fato.

Para poder compreender o que de fato seja a jurisprudência, a pessoa não precisa ficar se desesperando em buscar informações nas grandes áreas de atuação do direito, ao contrário, poderá ficar confortavelmente em sua própria casa e pesquisar na própria internet que em poucos segundos milhares de resultados com relação a este tema serão apresentados na tela do computador. Isto é apenas uma comprovação do quanto este assunto é recorrente no dia a dia das pessoas mas que em contrapartida simplesmente permanece em desconhecimento da população geral.

Na tentativa de conseguir resumir um pouco o que seria a jurisprudência, poder-se-ia dizer que consiste numa relação direta com as normas jurídicas estabelecidas por lei e suas várias interpretações possíveis pelos tribunais de justiça em suas muitas resoluções dos casos nos quais trabalha, bem como também pode ser uma das muitas ramificações que compõem o exercício do Direito em um determinado país. Com esta breve explanação, se torna um pouco mais fácil enfim compreender o que seja este termo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *