Uma Eficiente Consultoria Jurídica

As relações nas sociedades são regidas por leis. Vivendo em sociedade, nos submetemos e nos amparamos nessas leis. É por isso que o direito está presente em nossas vidas, quer nos demos conta disso ou não. E é por esse motivo que o escritório de advocacia ou a consultoria jurídica tem um papel tão importante na vida de cidadão, pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Um escritório de advocacia ou um escritório de consultoria jurídica pode orientar, encaminhar e propor soluções a seus clientes.

Um escritório de advocacia pode ser especializado em algum ramo do direito ou manter em seus quadros profissionais das diversas áreas, com departamentos dirigidos para cada tipo de situação. Um escritório de advocacia pode ater-se, por exemplo, apenas ao direito civil, orientando e defendendo pessoas físicas e jurídicas em questões referentes á pessoa e á família, aos bens, sua partilha e sucessão, ao cumprimento de contratos e outros fatos da vida e das relações em sociedade.

Outros ramos do direito privado também se encontram representados por vários escritórios de advocacia. È o caso do direito do trabalho. A advocacia trabalhista está voltada para as questões, problemas e disputas envolvendo empregados e empregadores. Conhecendo as leis trabalhistas e a par da jurisprudência desenvolvida para os diversos problemas da área, um bom escritório de advocacia trabalhista pode ajudar a sociedade e suas partes a manterem o equilíbrio de forças visando à justiça, a paz e o bem estar social.

É possível encontrar escritórios de advocacia em praticamente todas as cidades brasileiras. Isso demonstra claramente a importância e o papel relevante dos profissionais do direito na vida cotidiana de todos nós. Um escritório de advocacia pode se constituir como sociedade de advogados associados, como escritório de um advogado com funcionários contratados, ou como empresa de consultoria jurídica. Os advogados associados são bastante comuns, pois após um período de trabalho em escritório de advocacia de renome, ao profissional mais novo pode ser oferecida a possibilidade associar-se ao escritório, associando dessa forma seu nome, conhecimento e reputação ao nome, conhecimento e reputação dos outros advogados ali reunidos.

Esse tipo de análise proporcionada pela consultoria jurídica permite que a tomada de decisões, principalmente em negócios, possa ser feita de maneira mais segura e eficiente, sabedores dos problemas que poderiam advir se este ou aquele caminho fossem seguidos. A consultoria jurídica tem assim um papel importante em evitar a disputa e a contestação legal antes que ocorram, diagnosticando problemas e propondo soluções e alternativas dentro da lei.

O papel da consultoria jurídica tende a se expandir com os novos ramos do direito que vêm surgindo e se tornando cada vez mais presentes na vida de pessoas físicas e jurídicas. Direito ambiental, direito tributário, direito internacional e direito comercial, questões de direito autoral, marcas e patentes e novíssimos problemas de direito no mundo virtual e nas novas formas de comunicação – todas essas novas facetas das relações em sociedade exigem conhecimento e discernimento para que as melhores decisões sejam tomadas.

Mas também para essas questões um escritório de advocacia deve estar preparado. Ramos tradicionais, como direito de família e advocacia trabalhista continuam em alta demanda, pois as disputas envolvendo essas áreas não cessam de existir. No entanto, hoje em dia um escritório de advocacia em São Paulo, por exemplo, ou em outra grande cidade brasileira, pode ser efetivamente voltado para essas novas áreas e questões do direito moderno.

A escolha de um escritório de advocacia ou de uma consultoria jurídica deve ser feita levando em conta vários fatores. Em primeiro lugar, a disponibilidade. Cidades de grande porte oferecem maior número de profissionais e escritórios de advocacia especializada em diversas áreas. Cidades menores podem contar com escritórios de advogados associados de alto padrão que podem resolver questões envolvendo os diversos ramos do direito. Consultorias jurídicas são quase sempre encontradas apenas em grandes cidades ou cidades de menor porte mas com problemas específicos.

De qualquer forma, seja num grande escritório de advocacia em São Paulo seja num pequeno escritório de advocacia trabalhista numa pequena cidade do interior, o importante é observar alguns fatores. Primeiro, procure referência daquele escritório ou consultoria jurídica. Uma boa reputação é fator primordial para a escolha de um profissional tão importante. Em segundo lugar, após o primeiro contato, esteja certo de compreender o encaminhamento que será dado ao problema e verifique se existe um canal de comunicação constantemente aberto entre você ou sua empresa e os profissionais do escritório de advocacia escolhido. A troca de informações corretas, relevantes e em tempo hábil é fundamental nessa área. Em terceiro lugar, certifique-se de compreende como serão pagos e quais serão os valores dos honorários cobrados. Sua decisão deve levar em conta sua capacidade de arcar com as despesas que podem ser cobradas.

Escolha bem – um bom escritório de advocacia ou uma eficiente consultoria jurídica são o guia e o porto seguro quando em tempos difíceis de disputas e problemas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *